sábado, 29 de setembro de 2007

Pra ouvir no carro



Depois de longo e tenebroso inverno (pontos de ônibus, caronas e reprovações), finalmente tirei a carteira de motorista.
Ela nem chegou ainda, mas a primeira providência é imperativa: criar uma trilha sonora.
Conversando com a xará outro dia no MSN ela disse que precisava tirar a carteira pra poder ouvir música no carro.
Eu sempre pensei o carro como um aparelho de som itinerante.
Uma instalação.

Agora é preciso organizar as trilhas.
Música para engarrafamento.
Música para a infinita highway Lucy in the sky with diamonds.
Música de inauguração (nunca dirigi sozinha).
(as músicas, a princípio, devem ser ouvidas sozinha)
Por isso, providenciar também música para ouvir acompanhada.
Música para irritar os acompanhantes.
Música para agradar platéias ecléticas.
Música pra cantar junto reproduzindo cenas clichês de filmes ruins.
(aceito sugestões)

O filme do Chris Marker me deixou pensando na minha paisagem sentimental, minha imagem de felicidade.
Não consegui.
Lembrei da Mônica Waldvogel no Saia Justa, ela mostrou uma foto da sua lua-de-mel em Veneza, numa gôndola, cabeça encostada no ombro do ex-marido à la Wong Kar-Wai.
E disse que voltava àquela imagem, àquela lembrança, à gôndola, ao barulho da água, sempre que se sentia aflita/triste/angustiada, aquela paisagem funciona pra ela como uma válvula de escape, uma ilha de bem estar.
Eu, que ainda não fui a Veneza, Paris, nem à Islândia, vou procrastinando os fotogramas emocionais...
Fiquemos, portanto, com a trilha.
Música que me acalma e me deixa feliz.
A primeira que me veio à cabeça, Coração Vagabundo, do primeiro álbum do Caetano, Domingo, com a Gal, vozinha de guri ainda.
Não é a minha música preferida, não conheço ninguém que tenha uma música preferida.
Mas, deixa um cheirinho bom.
Já dizia Maria Bethânia, música é perfume.

3 comentários:

::Soda Cáustica:: disse...

Perfeito xará! vc sintetizou exatamente o que gostaria de ouvir no carro...
estou ansiosa por meu cd!

Bruna O. disse...

Eu

Bruna O. disse...

Delete o outro, babe, saiu sem querer.
Ia dizer que eu não vejo a hora de tirar carta pra ouvir música, cantar alto no carro, essas coisas. Só vou ter problemas sérios quando for fazer um cd que agrade todo mundo, néam. Aqui é little Texas...