quarta-feira, 7 de novembro de 2007

You are repressed but you're remarkably dressed



Is it Real?
And you're always busy
Really busy
Busy, busy, oh, oh, oh...

Quarta-feira é dia de Saia Justa.
E o programa de hoje foi sobre vestido.
Elas ficaram o programa inteirinho tricotando e divagando sobre vestidos, até a Soninha foi de vestido hoje (horroroso, mas foi) .
Depois, cada uma escolheu "o vestido dos seus sonhos" :)
Obviamente, todas foram buscar o vestido dos sonhos no cinema, Soninha escolheu o vestido da Audrey em Sabrina (só pra todo mundo falar "ai, Soninha, como você parece com a Audrey" ¬¬), a Mônica escolheu o da Grace Kelly em Janela Indiscreta, a Betty, o da Kim Novak em Sortilégio do Amor e a Márcia, o da Blanche em Um Bonde Chamado Desejo, que ela escolheu, unicamente, por ter sido desabotoado por Marlon Brando, acho válido.
(Maitê escolheu um vestido usado por ela num filme nacional que ninguém viu, Maitê é café-com-leite, esqueçamos Maitê)

Daí, eu fiquei pensando no meu vestido dos sonhos, néam.
Todas elas se inspiraram nas atrizes e vestidos clássicos...
No meu caso, a primeira coisa que me veio à mente foram os vestidos maravilhoooooosos que a Maggie usa em In The Mood For Love.
Ela fica o filme inteiro desfilando em câmera lenta um vestido mais deslumbrante que o outro.
Tem até uma cena em que a doninha da pensão or something comenta com alguém "ela se veste assim pra ir comprar macarrão?"
Ai, por mim, eu só me vestiria daquele jeito, pra ir pra aula de Matemática Financeira, pro supermercado, lendo o jornal, na fila do pão, etc e tal.

O filme me fascina por diversos motivos, esse é apenas um deles, nunca um figurino me chamou tanto a atenção como nesse filme.
E é interessante porque é como se houvesse uma relação diretamente proporcional entre elegância e tristeza.
O que ela tem de bem vestida, tem de triste.
Elegantérrima e infelicíssima.
Inevitavelmente, me lembrou a música do Morrissey, Maggie on fire. Sempre tão bem arrumada, bem educada, bem penteada, você tem a sensação de que ela vai se quebrar a qualquer momento.

Aliás, tem uma cena que me passou batido na primeira vez que assisti, mas que me partiu o coração quando revi, há pouco tempo, no Telecine, Maggie, mais solitária que um paulistano, bate à porta da vizinha-amante-do-marido-dela, pra conversar, e a mulher bate lindamente a porta na sua cara.
Ir na casa da mulher que você sabe que é amante do seu marido, não pra tirar satisfação, mas porque está se sentindo sozinha e quer conversar com alguém. E ainda levar um fora.
Me deu uma peninha, uma vontade de dar um abracinho nela, alguns filmes me deixam com vontade de abraçar as pessoas ¬¬
Bom, melhor encerrar logo esse post (que já tá bem grandinho, por sinal), antes que eu comece a abraçar árvores por aí...

Vamos ao que interessa:
















4 comentários:

Lunazul disse...

Hola! pasaba por aqui, y me ha hecho gracia ver que precisamente hablabas de una de las peliculas que mas me gustan, in the mood for love; que aunque tristisima, me parece muy bella.

Estoy de acuerdo contigo que nadie se pondría esos magnificos vestidos para ir a la compra, pero que más da si eso nos hace soñar!

Jejejej, saludos desde España.

alana disse...

Eu adoraria usar aqueles vestidos de golinha mao, lindos e elegantes! (mas parecem não permitir nem que se beba água, ou fatalmente aparece o maldito volume abdominal:( )
Lembro também de Jennifer Jones, linda em "Suplício de uma Saudade", com os tais vestidos.
O meu vestido dos sonhos??? aiai... acho que todos os grandes clichês: pretinho de Audrey em "Bonequinha..."; p&b de Audrey em "Sabrina"; im Prada florido que Claire Danes usa em "Garota da Vitrine"; até o preto decotado de Demi Moore em "Proposta Indecente", afe!

Bruna O. disse...

Tem dois figurinos que eu daria tudo (não tudo, mas bastante coisa) pra ter algumas peças no meu guarda roupa: o de Bonequinha de Luxo (dã) e o da musa de franja em O Diabo Veste Prada.
Só que não seriam muito usáveis.
Tenho 17 anos com cara de 12, moro em uma cidade pequena e quente, então duvido muito que tivesse onde usar aqueles casacos por aí.
Mas se eu pudesse escolher um, escolheria o pretinho da Audrey em Bonequinha de Luxo. Pra ouvir que pareço, porque acho lindo, e porque fã é fã, mesmo.

Madame Natasha disse...

Sim, a Claire usa uns vestidos lindos em "Shopgirl", já a mocinha de "O Diabo Veste Prada", veste umas coisas meio duvidosas depois que vira féxion...

Os vestidos da Maggie são divinos e, obviamente, é impossível respirar ali dentro.
É uma coisa meio Antonieta-correndo-de-espartilho-no-Palácio-de-Versalhes, repressed, but remarkably dressed ;)
Dois passarinhos presos.

No final das contas, é que nem sapato, quanto mais bonito, mais doloroso.
Il faut souffrir pour être belle...